Três Marias-
Para quem é amante de uma boa pescaria, Três Marias é o lugar que você procura; pois aqui o turista conta com duas opções para uma grande pescaria, para quem gosta de uma pesca mais tranquila, pode optar pela represa, peixes grandes e uma linda paisagem; mas se você é daqueles que não abre não das aventuras que o Rio São Francisco pode proporcionar certamente vai amar pescar as margens do nosso " VELHO CHICO".
Abaixo confira os peixes que podem ser apreciados em nossa região
 

DOURADO

Conhecido como o "rei do rio", é das espécies mais atraentes para a pesca esportiva pela disposição de luta, beleza e pela exuberância de sabor. Pode alcançar peso superior a 25 kg e mais de 1 m de comprimento. A presenta uma coloração dourada por todo o corpo com reflexos avermelhados .
Cada escama tem um pequeno risco preto no meio, formando assim linhas longitudinais da cabeça a cauda.
Iscas: Entre as iscas artificiais, as que apresentam melhores resultados sao os plugs de meia agua e as colheres, que podem ser utilizadas no corrico ou no arremesso em diretpo as margens. Iscas naturais como tuvira,lambari, curimbatá e piraputanga são bastante produtivas.
Dicas: Quando fisgados, esses peixes costumam dar saltos espetaculares fora da água. Nesse momento, o pescador não pode bambear a linha.
Iscas para Dourado
Tuvira , Salsicha , OUTRAS ISCAS NATURAIS , Jumping Jig , OUTRAS ISCAS VIVAS , Lambari
.........................................................................................
PACU
Peixe de escamas com corpo comprimido, alto e em forma de disco, apresentando quilha ventral com espinhos, cujo número pode variar de 6 a mais ou menos 70. As escamas são pequenas e numerosas e o osso maxilar é pequeno e sem dentes. Alcança mais de 70 cm de comprimento e pode pesar até 20 Kg. Dentes molariformes. Coloração cinza-escura no dorso e ventre amarelo dourado , podendo se alterar quanto aos tons devido o ambiente
Vem sendo muito utilizado na piscicultura e para a formação do híbrido tambacu em cruzamento com o tambaqui.
Iscas: Somente iscas naturais, como tucum, laranjinha-de-pacu, pedatos de jenipapo, caranguejo, minhocutu, filé de curimbatá azedo e bolinhas de massa de farinha de mandioca.
Iscas para Pacu: Massa , Salsicha , Ração/Guabi , OUTRAS ISCAS NATURAIS , Miçanga , Queijo
.........................................................................................
TRAIRA
Peixe de escamas; corpo cilfndrico. Pode atingir 20kg e mais de 1m de comprimento total, mas exemplares desse porte sao diffceis de encontrar. A coloração é quase negra no dorso, os flancos spo acinzentados e o ventre esbranquitado.
Iscas: Iscas naturais, como pedatos de peixes (cachorra, matrinxa, curimbata etc.). As iscas artificiais tambem spo muito utilizadas, principalmente os plugs de superffcie e meia agua, spinnerbaits e colheres. Dicas: Muito cuidado ao retirar o anzol da boca do trairpo porque a mordida é forte e os dentes afiado
Iscas para Trairão: Sapo de Borracha , OUTRAS ISCAS VIVAS , Lambari , OUTRAS ISCAS NATURAIS , OUTRAS ARTIFICIAIS , Jumping Jig.
.........................................................................................
MANDI
Peixe de couro de porte médio, chegando a alcançar 40 cm de comprimento e peso de até 3 Kg. Nadadeiras com manchas negras e pequenas. Possui esporões farpados nas nadadeiras peitorais e dorsal com muco tóxico. Corpo alongado a ligeiramente comprimido, alto no início da nadadeira dorsal, afunilando em direção à cabeça e à nadadeira caudal
A cabeça é cônica com os olhos situados lateralmente. Nadadeira adiposa é muito longa estendendo-se da base da nadadeira dorsal até próxima á base da nadadeira caudal. O primeiro raio das nadadeiras dorsal e peitorais é transformado em um espinho pungente. Os barbilhões maxilares ultrapassam a metade do corpo. A coloração é parda na região dorsal, passando para amarelada nos flancos e branca no ventre com uma linha escura no dorso. Apresenta 3 a 5 séries de grandes manchas escuras ao longo do corpo e pintas nas nadadeiras.
Iscas : Iscas naturais, como minhoca, peixes pequenos ou em pedatos, queijo prato.
Dicas : Estes peixes devem ser manuseados com cuidado, porque os espinhos das nadadeiras dorsal e peitorais podem causar ferimentos dolorosos.
.........................................................................................
TUCUNARÉ
Peixes de escamas; corpo alongado e um pouco comprimido. Existem pelo menos 14 especies de tucunares na Amazonia, sendo cinco especies descritas: Cichla ocellaris, C. temensis, C. monoculus, C. orinocensis e C. intermedia. O tamanho (exemplares adultos podem medir 30cm ou mais de 1m de comprimento total), o colorido (pode ser amarelado, esverdeado, avermelhado,
azulado, quase preto etc.)e a forma e numero de manchas (podem ser grandes, pretas e verticais; ou pintas brancas distribuidas regularmente pelo corpo e nadadeiras etc) variam bastante de espécie para especie .Todos os tucunares apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedunculo caudal. Especies sedentarias (nao realizam migrações), que vivem em lagos/lagoas (entram na mata inundada durante a cheia) e na boca e beira dos rios. Formam casais e se reproduzem e constroem ninhos. Tem habitos diurnos. Alimentam-se principalmente de peixes e camarões. Sao as unicas especies de peixes da Amazônia que perseguem a presa, ou seja, apos iniciar o ataque, npo desistem ate conseguir captura-las, o que os torna um dos peixes mais esportivos do Brasil. Quase todos os outros peixes predadores desistem apos a primeira ou segunda tentativa malsucedida. Todas as especies sao importantes comercialmente e na pesca esportiva.
Iscas: Iscas naturais (peixes e camarões) e artificiais. Praticamente todos os tipos de iscas artificiais podem atrair tucunares, mas a pesca com plug de superffcie é a mais emocionante. Os tucunares "explodem" na superffcie daagua para capturar os peixinhos.
Dicas: Na pesca com isca artificial deve-se procurar manter a isca em movimento, porque o tucunare pode pegar a isca 4 a 5 vezes antes de ser fisgado.
.........................................................................................
CORVINA
Peixes de escamas com coloração prata azulada, boca oblíqua, com um grande número de dentes recurvados e pontiagudos. Possui dentes na faringe e a parte anterior dos arcos branquiais apresenta projeções afiadas com a margem interna denteada. Alcança mais de 50 cm de comprimento total.
Apresenta espinhos nas nadadeiras e duas nadadeiras dorsais, sem nadadeira adiposa (aquela pequena, localizada entre a dorsal e a caudal, bem desenvolvida nos peixes de couro, mas ausente na traíra). São capazes de produzir sons bem audíveis, através de músculos associados à bexiga aérea, que age como câmara de ressonância. São muito sensíveis à falta de oxigênio.
Iscas para Corvina
Camarão Morto , Sardinha , Camarão Vivo , File de Peixe , Jumping Jig , Lula
.........................................................................................
PINTADO
Peixe de couro; corpo alongado e roliço; cabeça grande e achatada. A coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, e esbranquitada abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: pequenas, pretas e arredondadas ou ovaladas, espalhadas ao longo do corpo, acima e abaixo da linha lateral.
Espécie piscívora. Ocorre em vários tipos de hábitats como lagos, praias e canal dos rios.
Iscas: Capturado principalmente com iscas naturais de peixes, como muçum, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás, e minhocutu. Também pode ser capturado com iscas artificiais, como plugs de meia agua e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo.
Iscas para Pintado: Salsicha , Tuvira , OUTRAS ISCAS NATURAIS , Plug de Barbela / Meia Água , Lambari , Miçanga.
.........................................................................................
Curimatã

Peixes de escamas. A coloração é prateada, o tamanho é médio e a principal característica é a boca protrátil, em forma de ventosa, com lábios carnosos, sobre os quais estão implantados numerosos dentes diminutos dispostos em fileira. Espécies detritívoras, alimentam-se de matéria orgânica e microorganismos associados à lama do fundo de lagos e margens de rios.

Realizam longas migrações para reprodução. A pesca é praticada principalmente nos barrancos de beira do rio com equipamentos simples. As varas são de bambu, variando de 2 a 4m. A linha, geralmente uns 50cm maior que a vara, são de 0,30 a 0,4Omm. Os anzóis são pequenos e finos para facilitar a fisgada.
Iscas: A melhor isca é a massa de farinha de trigo iscada no anzol até a metade do colo. Deve ser consistente, nem muito dura, nem mole demais.
Dicas: Não é um peixe fácil de pescar porque pega a isca muito de leve, exigindo bastante calma e sensibilidade do pescador para efetuar a fisgada no momento exato.

© Coprighty 2009-2009 / Guia 3M.com.br - Todos os Direitos Reservados